Continuidad pedagógica, condiciones de vida y migración de estudiantes en la Universidad Nacional de Catamarca (Argentina) durante la pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32870/dse.v0i32.1471

Resumo

O fechamento de universidades devido a regulamentações governamentais levou a práticas educacionais emergentes e incertas. Este artigo analisa a inter-relação entre continuidade pedagógica, condições de vida e migração de estudantes da Universidade Nacional de Catamarca em 2021, no contexto desafiador da pandemia. São examinadas as influências das condições de vida, como a vulnerabilidade no trabalho e as responsabilidades familiares, na educação. Além disso, é explorado o impacto da migração interna e internacional nas experiências acadêmicas e pessoais dos alunos. A pesquisa é descritiva-interpretativa com abordagem quanti-qualitativa, adotando um desenho multifocal e emergente. A importância de compreender dinâmicas complexas é destacada para informar estratégias institucionais e políticas que promovam a equidade e o bem-estar dos alunos em situações semelhantes. A pesquisa sustenta que os estudantes são fundamentais para as ações pedagógicas e institucionais e oferece informações relevantes para melhorar as jornadas de formação universitária durante e após a pandemia. Enfatiza-se a necessidade de implementar medidas específicas para responder às diversas necessidades dos estudantes, considerando a sua situação socioeconómica, migratória e familiar, e promovendo a equidade no acesso ao ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Esteban Quiroga, Universidad Nacional de Catamarca

Doctor en Demografía. Línea de investigación: Pobreza, desigualdad social, migración y fuentes de datos. Profesor-investigador, Instituto Regional de Estudios Socio-Culturales (CONICET-UNCa), Universidad Nacional de Catamarca (UNCa). Argentina.

José Alberto Yuni, Universidad Nacional de Catamarca

Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación. Línea de investigación: Educación de personas mayores y Metodología de la Investigación. Profesor-investigador, Instituto Regional de Estudios Socio-Culturales (CONICET-UNCa), Universidad Nacional de Catamarca (UNCa). Argentina.

Belém Montalto, Universidad Nacional de Asunción

Economista con mención en Microeconomía. Línea de investigación: Transición demográfica y sus efectos en la economía. Centro de Análisis e Investigación de la Facultad de Ciencias Económicas, Universidad Nacional de Asunción (UNA). Paraguay.

Marcos Andrada, Universidad Nacional de La Rioja

Doctor en Demografía. Línea de investigación: Indicadores educativos en Instituciones de nivel superior. Investigador, Centro de investigación e Innovación Tecnológica, Universidad Nacional de La Rioja (UNLAR). Argentina.

Referências

Alvites, A.; J. Clavijo; P. Sciolla (2021). Ser migrantes en Argentina en tiempos de COVID-19. Movilizar estrategias ante el mandato de inmovilidad. Ciudadanías. Revista de Políticas Sociales Urbanas, (8), 1-29.https://revistas.untref.edu.ar/index.php/ciudadanias/article/view/1123

Boldrini, P.; A. Del Castillo; M. Malizia (ene-jun 2014). Condiciones de vida y fragmentación socio-espacial en el Aglomerado Gran San Miguel de Tucumán (Noroeste Argentino). Estudios Socioterritoriales. Revista de Geografía, (15), 15-43. https://ojs2.fch.unicen.edu.ar/ojs-3.1.0/index.php/estudios-socioterritoriales/article/view/595

CEPAL (2008). Migración interna y desarrollo en América Latina y el Caribe: continuidad, cambio y desafíos de política. Panorama social de América Latina. Chile: CEPAL, 203-238.

De la Torre, L. (2009). Dinámicas migratorias e iniciativas locales de desarrollo. Migraciones contemporáneas. Contribución al debate. Bolivia: CAF/CIDES/UMSA/Plural editores, 289-328.

Delaunay, D. (2007). Relaciones entre pobreza, migración y movilidad: dimensiones territorial y contextual. Notas de Población, 34(84), 87-130.

Delgado, R.; H. Márquez; H. Rodríguez (2009). Seis tesis para desmitificar el nexo entre migración y desarrollo. Migración y Desarrollo, 12(12), 27-52. 10.35533/myd.0712.rdw.hmc.hrr

Farías, M.; M. Nogueira (2017). Algunas reflexiones sobre los procesos de desigualdad de jóvenes en contextos de pobreza estructural. V Seminario Internacional Desigualdad y Movilidad Social en América Latina. Buenos Aires: FAHCE, 1-17.

Groizard, J. (2006). Migraciones y desarrollo: nuevas teorías y evidencia. Revista de Economía Mundial, (14), 251-274. https://www.redalyc.org/pdf/866/86617194009.pdf

Hortigüela, D.; A. Pérez; M. López; J. Manso; J. Fernández (2020). Familias y docentes: Garantes del aprendizaje durante el confinamiento. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social,9(3), 353-370. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.019

Martínez, J. (2000). Migración internacional de jóvenes latinoamericanos y caribeños: protagonismo y vulnerabilidad. Chile: Naciones Unidas.

Miranda, A.; A. Salvia (2000). Transformaciones en las condiciones de vida de los jóvenes en los noventa. Estimación de determinantes a través de regresiones. Reunión Anual del Grupo de Trabajo sobre Juventud de CLACSO. Costa Rica : CLACSO, 155-1774.

OCDE, CEPAL, CAF (2006). Perspectivas económicas de América Latina 2017: Juventud, competencias y emprendimiento. París: OECD Publishing.

OIJ (2018). Propuesta de vinculación pacto juventud 2030 + Youth2030 Strategy + Generation Unlimited. Madrid: OIJ.

OIJ, CEPAL, IMJUVE (2014). Invertir para transformar. La juventud como protagonista del desarrollo. Chile: OIT-AECID-CAF.

Olvera-García, J.; B. Montoya; J. González (2014). Migración de jóvenes, adolescentes y niños mexiquenses a Estados Unidos: una lectura sociodemográfica. Papeles de Población, (81), 193-212. https://rppoblacion.uaemex.mx/article/view/8351/7051

Pérez, L.; M. Durán; A. Paredes; S. Sánchez (2021). ¿Cómo han afrontado las familias de estudiantes de educación primaria las tareas escolares en el confinamiento de COVID-19? INFAD Revista de Psicología, 1(1), 51-58. https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2041

Quiroga, D.; J. de Oliveira; P. Sebastián; J. Yuni; M. Barros; N. Macías (2023). Condições de vida e expectativas migratórias em jovens dos últimos anos do ensino médio na Argentina. Anos 2017-2018. Idéias, 14(00). https://doi.org/10.20396/ideias.v14i00.8671603

Quiroga, D.; C. Meléndez; J. Yuni (2024). La desigualdad socioeconómica de los hogares y el proceso de continuidad pedagógica en tiempos de confinamiento. Noroeste Argentino. Año 2020. Itinerarios Educativos. https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/publicaciones/index.php/Itinerarios

Serrano, N.; E. Aragón; R. Mérida (2022). Percepción de las familias sobre el desempeño escolar durante el confinamiento por COVID-19. Revista Comunicar, 70, 59-68. https://doi.org/10.3916/C70-2022-05

Velázquez, Á. (2007/2008). Hábitat y condiciones de vida en la Argentina. Población y sociedad, (14/15), 177-226. https://www.redalyc.org/pdf/3869/386939741006.pdf

Publicado

2025-02-27